quarta-feira, 12 de março de 2014

TEM QUE OUVIR: Pentangle - Basket Of Light (1969)

Na década de 1960, foram muitos os artistas que buscaram a modernização da música folk na fusão com o rock, vide a eletrificação do Bob Dylan. Embora não dispensasse essa tendência, o Pentangle buscou no Jazz e nos elementos tradicionais da música medieval o seu diferencial. Basket Of Light (1969), disco lançado pela Transatlantic, é um exemplo bem sucedido dentro dessa proposta.


Tendo na formação Danny Thompson (baixo acústico), John Renbourn (voz e violão) e Bert Jansch (violão/banjo), o grupo é um dos grandes nomes do folk inglês. Eles souberam justamente captar no passado europeu a sonoridade que tanto fazia falta no folk americano. Daí vieram as influências medievais e barrocas, seja nos arranjos ou nas linhas melódicas. Tudo isso pode ser representado na dramática versão para "Lyke-Wake Dirge", uma clássica composição tradicional inglesa.

A instrumentação em alguns momentos também escapa do convencional, vide o carrilhão em "Hunting Song" e a cítara em "Once I Had A Sweetheart". Esses timbres somados a delicadeza das composições embalaram muitas viagens psicodélicas daquele período.

A canção que mais rendeu sucesso ao grupo foi "Light Flight", isso graças a BBC britânica (que incluiu a faixa no seriado Take Three Girls), já que seu arranjo pouco convencional, que propunha mudanças tonal e na fórmula de compasso, não era dos mais fáceis de assimilar.

É possível encontrar os violões com afinações alternativas - técnica difundida por Bert Jansch e que tanto influencio o Jimmy Page -, nas ótimas "Springtime Promises" e "Sally Go Round The Roses".

Trazendo na capa uma emblemática foto tirada no Royal Albert Hall, Basket Of Light é um belo registro de um período mágico da música. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário