quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

RETROSPECTIVA 2012: Tem que conferir

Sabe aquele grupo/artista que não lançou um grade disco, mas que soltou uma música legal que não pode passar despercebida numa retrospectiva (seja por ter tocado muito, por apontar novos horizontes, por ter um clipe emblemático ou simplesmente por ser sensacional)? Pois então, são essas músicas que trago neste post. Vamos a elas:

Obs: Essas músicas não são necessariamente as melhores do ano, até porque exclui deste post as grandes músicas que estão dentro dos grandes discos.

Adele - Skyfall
Mais uma boa canção a serviço do James Bond. Excelente arranjo, boa melodia e linda interpretação da Adele.

Anthony And The Johnsons - Cut The World
A música é no mínimo linda. O clipe, com ar cinematográfico, é espetacular. Nada mais a dizer, definitivamente tem que assistir.

Arctic Monkeys - RU Mine?
A banda não lançou nenhum disco, em contrapartida soltou essa ótima música, uma das melhores da carreira. Ótimo riff e refrão cativante.

A Última Theoria - Herdeiros da Promessa
Meio metalcore, com lances de math e até mesmo new metal (principalmente na linha do P.O.D.). Não saquei muito bem qual é a da banda, mas achei uma proposta diferente, embora ainda não tão bem resolvida. Atenção para a voz singular.

Baauer - Harlem Shake
Um hit de proporção viral. O beat tem sua graça. Só isso.

Black Drawing Chalks - Cut Myself In Two
Sempre achei o som do Black Drawing Chalks bacana, só que com o pé no freio. Isso acontece no recente disco No Dust Stuck On You, o que acabou prejudicando o resultado final. Entretanto, faixas como "Cut Myself In Two" são bem legais. O clipe é melhor ainda.

Born Of Osiris - Follow The Signs
Entre o djent e o death metal. Molecada violenta, com sonoridade ultra moderna, influenciada por Meshuggah, que vem chamando atenção no circuito do metal.

Carly Rae Jepsen - Call Me Baby
Já imaginou que triste é a vida de quem não gosta desta música? Produção colorida e refrão ultra memorável. É popzão com muito açúcar.

Die Antwootd - I Fink U Freeky
Sonzera bizarra e clipe sinistro. Ainda não consegui identificar o estilo, mas é algo atraentemente perturbador.

Emeli Sandré - Nexto To Me
Boa cantora e compositora que lançou essa música que mistura r&b com pop. Não é das minhas prediletas, mas é bem feito. Queridinha do público e da mídia.

Emicida - Dedo Na Ferida
Bases pesadas e letra direta. Isso foi o suficiente para Emicida fazer mais uma ótima música, que acabou levando o artista até mesmo para a delegacia.

Gotye feat. Kimbra - Somebody That I Used To Know
Canção pop estranha (meio minimalista) que fez bastante sucesso esse ano. Lembra em alguns pontos o trabalho solo do Peter Gabriel. Devo confessar que não acho grande coisa (na verdade, acho até meio irritante).

Los Straitjackets - Space Mosquito
Uma contagiante e garageira faixa instrumental. Não menos que divertido.

Merda - Nem Todo Brasileiro Que Gosta de Futebol Gosta do Neymar
Punk rock toscão, gravação podreira e letra poética em defesa da cultura nacional. Mozine é embaçado.

One Direction - What Makes You Beautiful
A guitarra na intro, o beat comprimidasso, os versos, o pegajoso refrão... tudo é uma armadilha. Não escute. 

O Terno - 66
Tida como uma das revelações do ano, principalmente no que se refere ao indie rock brasileiro, O Terno faz músicas divertidas, recheadas de influência dos Mutantes, como na simpática "66", com direito a um final dodecafônico. Clipe muito bem produzido para uma banda iniciante.

Pantera - Piss
Faixa perdida de 20 anos atrás, agora incluída no relançamento do Vulgar Display Of Power. A música é tão boa que não da para entender o porque dela ter ficado fora do disco. De qualquer forma, agora já está disponível para todos.

Paul McCartney + Nirvana - Cut Me Some Slack
O maior compositor vivo em atividade se junta aos os integrantes (vivos, óbvio) do Nirvana para uma jam. O resultado foi apresentado no show 12/12/12, organizado para ajudar as vitimas do Furacão Sandy. Talvez o único momento verdadeiramente memorável. Mas ainda teve The Who, Billy Joel, Bruce Springsteen, Roger Waters, Eric Clapton, Rolling Stones, Kanye West, dentre outros.

P.O.S. - Fuck Your Stuff
Uma das melhores faixas de hip hop que ouvi esse ano. Simples assim.

Project46 - Se Quiser
Ainda que tenha lançado o disco em 2011, foi em 2012 que essa banda de metalcore apareceu pra boa parte do público (me incluo nessa), muito graças a esse bom clipe. Ótima produção e letra pobre. Indicado somente a quem gosta do gênero.

Pulled Apart by Horses - V.E.N.O.M
A música é um stoner frenético com apelo pop e o clipe sensacional. Pena que o disco não caminhe no mesmo sentido. Ainda assim uma das grandes músicas de 2012.

Pussy Riot - Punk Prayer
Conhecidas muito mais pela polêmica envolvendo a prisão após uma manifestação contra Vladimir Putin na Catedral de Cristo Salvador (Moscou) do que por méritos musicais, as gurias do Pussy Riot ao menos fizeram burburinho na mídia, conseguiram apoio de artistas importantes (Paul McCartney e Madonna, por exemplo) e resgataram o espirito punk.

PSY - Gangnam Style
O hit do ano! Curiosamente um "hip hop" coreano (?), ou melhor, k-pop. É bem ruim, mas isso não importa muito. Só resta uma dúvida, será que sua dança bizarra sobreviverá ao tempo, assim como "Macarena"? Honestamente espero que não.

Racionais MCs - Mil Faces De Um Homem Leal
Depois de 10 anos em relativo silêncio, os Racionais MCs surgem com mais um petardo. Sua letra revolucionária em homenagem a Carlos Marighella chega a ser chocante. Eles só dão as caras se for pra agitar (musicalmente e socialmente). Ótima canção acompanhada de excelente clipe.

Rolling Stones - Doom And Gloom
A banda comemorou incríveis 50 anos e lançou uma tremenda faixa de rock n' roll de 2012. Como se já não bastasse a ótima música, ela ainda vem embalada num clipe espetacular. Demais!

Santigold - Disparate Youth
Num mundo justo, ao invés das pessoas ouvirem Nick Minaj, elas ouviriam Santigold. Nada mais a dizer.

Sigur Rós - Varúo
Essa delicada composição do Sigur Rós tem pitadas de mantra indiano, indie, pop e música ambiente. É tudo bem contido e introspectivo. Você só vai gostar se estiver no dia certo, caso contrario soará maçante.

Solange - Losing You
Para quem tem saudade do synthpop oitentista, a música "Losing You" da Solange (irmã da Beyoncé) é um prato cheio. Só que no caso dela é mais "solar". Bem legal.

Tame Impala - Elephant
Banda mega hypada em 2012. O som é uma mistura de indie rock com Pink Floyd da fase Syd Barrett. Não achei o disco Lonerism tão legal, mas a faixa "Elephant" é ótima e deixa explicita muito da influência psicodélica.

The Algorithm - Trojans
O encontro de duas tendências: o djent e o dubstep. Uma mistura curiosa que pode resultar em frutos ainda melhores no futuro.

Trem Fantasma - Nunca Se Sabe
Banda bem legal, com forte influência psicodélica, que lançou uma música/clipe sensacional que passou batido pela grande mídia. Uma pena.

Mas isso não é tudo, não deixe de conferir também aqueles que na minha opinião foram os grandes lançamentos do ano (link aqui).

Nenhum comentário:

Postar um comentário