sexta-feira, 17 de agosto de 2012

TOP 5: Bizarrices tão ruins que são boas

Este post não é necessariamente sobre música, é sobre maluquices sonoras. Mas maluquices mesmo, ao ponto de fazerem as canções mais experimentais do Lou Reed soarem como lindas sinfonias. Falo isso devido o tamanho grau de "horror" presente nas faixas abaixo. Todavia, de tão bizarras (e de certa forma ruins), elas se tornaram relevantes e cultuadas.

Obs: Não vou falar de música experimental, nem música de vanguarda ou outras cabeçudices. Neste post só terá músicas estranhas por natureza. Deu pra entender? Não? Excelente! Daqui em diante nada mais faz sentido mesmo.

Obs 2: Não entrará na lista abaixo músicos que fizeram uma ou outra bizarrice. Abaixo só tem carreiras 100% extremas no nível de demência.

01 - Wild Man Fischer
Frank Zappa considerava Wild Man Fischer insano além dos limites possíveis. De fato, Wild Man Fischer tinha problemas mentais. Mas isso não impediu Zappa de produzir um disco deste maluco e lançá-lo pelo selo Bizarre Records (o mesmo do Captain Beefheart). O álbum An Evening with Wild Man Fischer (1968) está longe de ser bom, mas merece o titulo de "Primeiro Disco Nonsense De Todos Os Tempos".

02 - The Shaggs
Essa banda ganhou "fama" após o Frank Zappa dizer que elas eram melhores que os Beatles. Quem conhece a personalidade do Zappa sabe que é difícil saber se ele foi irônico ou não (por mais maluca que possa ser a comparação). Mas o que interessa é o trio é uma verdadeira porcaria, mas que de tão ruim torna-se divertida. A historia do grupo é encantadora por si só: três irmãs caipiras, sem o menor talento musical, gravam um disco apoiadas pelo próprio pai, um apaixonado por música que tinha o sonho de ver as filhas cantando (além de uma grana extra suficiente para bancar a gravação). O resultado foi o espetacularmente horrendo Philosophy Of The World" (1968). A abordagem melódica nada usual das Shaggs já foi comparada as linhas improvisadas do ícone do free jazz, Ornette Coleman (um absurdo!). Ao que parece, um musical na Broadway contando a historia do grupo entrou em cartaz este ano. Deve ser divertido.

03 - Damião Experiença
Não sei qual é a verdade sobre o Damião Experiença. Alguns dizem que ele é um esquizofrênico, outros falam que é um morador de rua no Rio de Janeiro e outros que ele é um ex-cafetão. Eu defendo a tese (sem embasamento algum) de que ele é tudo isso. Esse cara conseguiu gravar (e lançar) um disco nomeado Planeta Lamma no Brasil em 1974, o que já suficientemente enigmático. A música é algo como se o Bob Dylan comesse uma empada estragada e decidisse enveredar para o grindcore. Dê o play no vídeo abaixo e comprove! Obs: Não deixe de pesquisar também o groove inacreditavelmente da singela música "Eu Só Gosto de Mulher Lésbica". Tem no Youtube.

04 - Zumbi do Mato
Banda conhecida do underground carioca e que está na ativa há mais de duas décadas. O instrumental é bizarro, ora tosco, ora experimental. As letras vão na contra mão do óbvio. Quer um motivo para escutar a banda? Eles são uma das grandes referências do compositor Rogério Skylab. 

05 - Amauri Gewdner
Pra terminar eu deixo aqui um artista do nosso tempo. Amauri Gewdner participou do 12º Festival de Música Livre. Amauri é um artista sério. É só isso que gostaria de dizer sobre ele. 

Esse mundo é muito maluco, não? 
Deixem nos comentários mais artistas que seguem a mesma vertente. Abraços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário