sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Grandes "trios elétricos"

É carnaval, mas neste blog os "trios elétricos" são outros. Falarei sobre alguns grandes trios da música. Sem mais delongas vamos a eles.

Nada mais apropriado que começar a lista com um dos primeiros trios da história. Estou falando do influente trio de jazz do grande Nat King Cole, que anos antes de consagrar vocalmente, debulhava ao piano. Esse formato virou uma tendência dentro do gênero, se contrapondo ao som das big bands. Gostou do que ouviu? Procure então o Bill Evans Trio, que diferente do trio do King Cole (piano, guitarra e baixo acústico), consolidou o formato piano, baixo acústico e bateria.

Só para não sair ainda da praia do jazz, fica aqui a dica de um dos meus trios prediletos. Formado por Pat Metheny na guitarra, Jaco Pastorius no baixo fretless e Bob Moses na bateria, o grupo gravou o clássico Bright Size Life em 1976, disco assinado dentro da discografia do Pat Metheny. É obra-prima do jazz "moderno".

Agora embarque nos trios psicodélicos do final da década de 60. Com não gostar dos grandiosos Cream e Jimi Hendrix Experience. É intenso, pesado, cheio de improvisos e performances certeiras.

Com os caminhos abertos por Hendrix e Clapton, outros gigantes trios de rock surgiram, cada vez mais pesados e sujos, indo do Blue Cheer ao James Gang, passando por Dust e o Grand Funk Railroad.

Na praia do rock progressivo, mesmo com grupos como Rush e Triumph, o mais emblemático de todos continua sendo o Emerson, Lake & Palmer.

No rock pesado, nem o lado blasfemo do Venom e Celtic Frost resiste a força de uma das bandas mais influentes do heavy metal. É obvio que estou falando do Motörhead, o grupo capaz de unir punks e headbangers.

Ainda que o Buddy Guy tenha tido um influente trio de blues no começo de sua carreira (trio esse que influenciou fortemente Eric Clapton na criação do Cream), um dos mais celebrados trios de blues é sem dúvida o do grande Stevie Ray Vaughan.

Já no Brasil, país de tantos trios talentosos (Patrulha do Espaço, Som Nosso de Cada Dia, Krisiun, Dr. Sin, dentre outros) deixo aqui um vídeo do Trio Nordestino, afinal, como disse certa vez Pepeu Gomes, o trio predileto dele não é nem o de Clapton nem o de Hendrix, mas sim um trio com zabumba, triângulo e sanfona.

Alguns outros trios que valem a pena serem citados e escutados: ZZ Top, Budgie, Beck Bogert & Appice, Aeroblus, Bee Gees, The Police, Exciter, Raven, Destruction, Sodom, Minutemen, Hüsker Dü, Dinosaur Jr., Primus, Melvins, Nirvana, Morphine, Green Day, King's X, Muse, Gov't Mule, John Mayer Trio, Trio Mocotó, Tamba Trio, Zimbo Trio, Paralamas do Sucesso... dentre outros.

Coloquem seus trios prediletos nos comentários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário