terça-feira, 21 de junho de 2011

Tapping antes de Eddie Van Halen

Eddie Van Halen tornou-se um dos guitarristas mais influentes de todos os tempos assim que o primeiro disco do Van Halen foi lançado em 1977. Dentre tantas músicas excelentes, uma em especial chamou a atenção dos guitarristas. Falo de "Eruption", faixa esta instrumental, com menos de 2 minutos, que traz EVH apresentando sua "nova" abordagem técnica.


O tapping consiste em usar as duas mãos na escala do instrumento (no braço da guitarra), ou seja, ao invés de palhetar as notas, elas são "marteladas" e ligadas umas as outras, dando a possibilidade de tocar em alta velocidade intervalos melódicos de grande tessitura em uma mesma corda. Para ilustrar melhor a técnica, assista Eddie Van Halen tocando "Eruption" em uma apresentação ao vivo (a passagem que ocorre aos 1:05 definiu o que hoje conhecemos como tapping):


Com esta técnica, Eddie Van Halen trouxe para guitarra novos horizontes e influenciou uma geração de guitarristas, dentre eles, Randy Rhoads, Joe Satriani, Steve Vai, George Lynch, Kiko Loureiro, Jeff Watson e Stanley Jordan, sendo que os dois últimos elevaram o tapping para novos limites.

Mas apesar da genialidade indiscutível de Eddie Van Halen, ele não foi criador desta técnica. É conhecida a história de que Niccolò Paganini já havia abordado o mesmo conceito em seu violino. Roy Smeck, o mais famoso tocador de ukelele, também já havia usado o tapping em seu instrumento. Violonistas eruditos como Julian Bream e guitarristas de jazz como Barney Kessel também foram vistos aplicando a famosa técnica. Ainda sim, coube a Eddie Van Halen popularizar esta ferramenta a serviço da música pop.

Todavia, postarei alguns registros de grandes guitarrista usando a técnica de tapping antes do surgimento do Van Halen. O intuito não é desmerecer de maneira alguma as qualidades de EVH, mas sim, apresentar passagens de guitarras que foram esquecidas durante o tempo.

Obs: Ace Frehley (Kiss), Ted Turner (Wishbone Ash), Leslie West (Mountain), Jeff Beck e até mesmo Paulinho Nogueira costumavam usar a técnica em seus solos ao vivo, mas desconheço a aplicação do tapping em seus discos. Se alguém souber de alguma música coloque nos comentários.

Genesis (Steve Hackett) - The Return Of The Giant Hogweed
Apesar de não apresentar a velocidade das frases de Eddie Van Halen, esta introdução com tapping foi responsável por introduzir a técnica ao Rock. É possível que Steve Hackett tenha visto a técnica sendo usada por algum violonista erudito, como o já citado Julian Bream, mas nada tira o mérito de sua ousadia e ótima interpretação.

ZZ Top (Billy Gibbons) - Beer Drinkers and Hell Raisers
Billy Gibbons, possivelmente após um bebedeira, aplicou o tapping neste clássico do southern rock. As passagens são sutis, mas apresentam cores atraentes para o solo em vários momentos. Atente-se ao tempo de 2:37 para não deixar umas das passagens passar despercebida. 

Queen (Brian May) - It's Late
Brian May disse em uma entrevista para a Guitar Player que decidiu explorar a técnica após ver um músico aplica-la enquanto tocava em um pequeno bar no Texas. Quando perguntou ao tal músico de onde ele tinha tirado a ideia para aquilo, a resposta veio direta: "Peguei do Billy Gibbons". Brian May disse também que adorou o resultado final do solo de "It's Late", mas que achava muito difícil executar a técnica ao vivo, então abandonou a ideia.

Frank Zappa - Inca Roads
Compositor de vanguarda e guitarrista virtuoso em seu modo peculiar de tocar, Frank Zappa encontrou no tapping um diferente colorido para suas melodias improvisadas. Nos compassos finais do solo de "Inca Roads" a técnica fica explicita.

Harvey Mandel - Fish Walk
Apesar de ser citado por muitos (Ritchie Blackmore, por exemplo) como o primeiro guitarrista de Rock/Fusion a usar o tapping, a carreira de Harvey Mandel nunca obteve grande sucesso. Ainda sim, era admirado por tantos músicos que por pouco não entrou para os Rolling Stones no lugar do Mick Taylor. Em seu disco Shangrenade, ele explora a técnica em varias músicas, dente elas "Fish Walk", onde o tapping é aplicado de maneira simétrica e dissonante, influenciando músicos como Allan Holdsworth.

Recentemente apareceu o vídeo deste guitarrista italiano fazendo tapping em 1965. Ainda que eu não saiba nada sobre o músico, vale a pena postar aqui pra deixar registrado. Caso alguém tenha alguma informação sobre o músico, coloque nos comentários. Abraços!

Um comentário: